Hondatar e ABCP

CONVÊNIO DE PARCERIA

Em 2021 o Hondatar firmou um convênio de parceria com a ONG ABCP, objetivando auxiliar suas ações sociais e potencializar seus projetos.

Estiveram presentes na assinatura do Contrato Dr. Helcio Honda sócio fundador Hondatar e também presidente da ONG ABCP e a Dra. Rita Teixeira, sócia diretora Hondatar.  

Através dessa parceria, o Hondatar visa ampliar cada vez mais a sua atuação na área de Responsabilidade Social.

SOBRE A ABCP

Fundada em 2007, a ABCP atua na promoção da reintegração social, busca pelo resgate da dignidade e autonomia de pessoas em situação de rua e na ampliação de visão de mundo para crianças e adolescentes da periferia de São Paulo.

Ao longo dos anos foram desenvolvidos projetos com famílias, crianças e adolescentes, gestantes em situação de vulnerabilidade e famílias em processo de adoção, por meio de atendimentos sociais, concessões de cestas básicas, palestras, cursos de capacitação e oficinas de esportes e cultura.

PROJETOS

Reconstruir

  • Tem como objetivo promover a reinserção social de pessoas em situação de rua por meio de abordagem, acolhimento e acompanhamento, possibilitando assim o resgate da sua dignidade e autonomia.
  • Realiza abordagem social com distribuição de refeição pronta (sopa), com o objetivo de direcionar os interessados ao atendimento social.
  • Atende em média 80 pessoas por sábado, onde são oferecidos serviços de: atendimento social, banho, troca de roupas, café da manhã e orientação.
  • Em caso de necessidade, é realizado o encaminhamento para Comunidades Terapêuticas para tratamento em dependência química. O tratamento é acompanhado de perto e ao seu final, a ONG oferece moradia em Repúblicas para aqueles que não têm por onde recomeçar suas vidas, por falta de condições de autossustento e vínculos familiares rompidos.

Recomeço

  • Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a ABCP oferece as Repúblicas de proteção social, proporcionando as condições necessárias para reinserção social, econômica e familiar dos assistidos.
  • Visando resgatar e manter a constituição de lar, o programa prevê que todas as intervenções técnicas (atendimentos sociais e psicológicos) sejam realizados em outro imóvel, fora das moradias. Essas intervenções são realizadas sede operacional da ONG.
  • Também em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, serão acolhidos homens em situação de rua para tratamento de dependência química e reconstrução de projeto de vida na metrópole, sem a necessidade de envio para as tradicionais comunidades terapêuticas em áreas rurais.

CASA 1 – capacidade: 12 pessoas – Vila Mariana, São Paulo – SP.

CASA 2 – capacidade: 20 pessoas – Vila Mariana, São Paulo – SP.

CASA 3 – capacidade: 14 pessoas – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Alvo certo

  • Tem o objetivo de proporcionar nova visão de mundo e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes dos bairros de Grajaú e Vila São José, extremo sul de São Paulo, por meio de oficinas e atividades esportivas no contra turno escolar.
  • Possui mais de 600 crianças e adolescentes matriculados no Projeto para atividades esportivas e culturais.
  • Os atendimentos são realizados em diversas oficinas, como: Artes Marciais, Futebol, Basquete, Escotismo, Ballet, Idiomas (Inglês e Espanhol), Semana de Leitura, Teatro e Música.