Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprova proposta para vedar cobrança de contribuição de empregado não filiado

Foi aprovado ontem (03/10) pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, o Projeto de Lei n. 2.099/2023, que visa alterar e incluir no artigo 578 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) um parágrafo único dispondo sobre o impedimento de Sindicatos exigirem o pagamento da contribuição sindical de membros de categorias econômicas e profissionais não filiados.

O PL é de autoria do Senador Styverson Valetim do Partido Político Podemos – RN e, segundo ele, a proposta tem como objetivo assegurar a liberdade prevista no art. 8ª, V da Constituição Federal de 1988 que estabelece o seguinte:

Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

[…]

V – ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato.

Além disso, segundo o texto do projeto, a justificativa é que “permitir a cobrança da contribuição sindical de empregados e empregadores não sindicalizados é desrespeitar as suas vontades de não participar das entidades que representam as suas categorias profissionais e econômicas”. No mais, o texto segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para análise da matéria e debates pertinentes ao tema.

Fonte: Agência Senado

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/10/03/cae-aprova-projeto-que-impede-sindicato-de-cobrar-contribuicao-sem-autorizacao

A equipe Trabalhista do Hondatar Advogados fica à inteira disposição para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem discutir judicialmente o assunto, bem como prestar maiores esclarecimentos.

_

Fábio Abranches Pupo Barboza

fabio@hondatar.com.br

_

Alessandro Vitor de Lima

alessandro.lima@hondatar.com.br