Consultores
Paulo Ricardo de Souza Cardoso
Graduado em Engenharia, pela PUCRS; graduado em Ciências Contábeis, pela FURG; e graduado em Direito, pela UFRGS; Especialização em Direito Tributária, pela UCB; Consultor Sênior do Hondatar Advogados; Consultor Tributário e Empresarial; Consultor do Fundo Monetário Internacional – FMI; Consultor do Banco Mundial; Consultor da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP; Integrante da Comissão de Direito Empresarial da OAB/Nacional; Colaborador do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT; e Colaborador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Auditor-Fiscal da Receita Federal aposentado, onde exerceu diversos cargos por mais de 34 anos: Secretário Adjunto/Substituto (2015-2018); Subsecretário de Tributação e Contencioso (214-2015); Secretário-Adjunto – supervisor das áreas de Fiscalização, Arrecadação e Tecnologia da Informação (2003-2008); Coordenador-Geral da Fiscalização (2000-2003); Coordenador Operacional da Fiscalização (1999-2000); Superintendente-Adjunto da Superintendência da Receita Federal no RS (1997-1998); e Chefe de Divisão de Fiscalização (1994-1997). Na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, foi Diretor do Departamento de Gestão da Dívida Ativa da União (2009-2014).
Henrique Shiguemi Nakagaki
Bacharel em Administração de Empresas e em Ciência Contábeis pela FEA-USP. Tem vasta experiência em Administração Estadual, tendo exercido diversos cargos como: Executivo Público, Agente Fiscal de Rendas, Diretor de Departamento de Política Salarial do Estado, Assessor do Secretário da Fazenda, Juiz do Tribunal de impostos e Taxas, Delegado Regional Tributário, Sub Secretário da Administração Tributária, Secretário Executivo da Fazenda, Presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado, Diretor Administrativo e Financeiro da CDHU e da IMESP.
Foi Conselheiro Fiscal de diversas estatais do Governo do Estado de SP, Conselheiro do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado, do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado e do Conselho Estadual de Informática.
Foi Diretor de Planejamento e Orçamento e Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO e foi membro convidado da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP. Foi homenageado pela CRC/SP, com a medalha Pedro Pedreschi, pelos relevantes serviços prestados ao Conselho. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO.
Participou de Seminários Internacionais no Japão, Estados Unidos e Canadá. É certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC. Participou dos cursos de: Comitê de Auditoria em empresas não financeiras, Curso Avançado para Conselheiro de Administração, da Governança Corporativa para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista, todos pelo IBGC e o Curso de Governança Corporativa pela FGV/SP. Fez o curso de Pós-graduação em direito tributário pela FMU.
Hoje atua como Consultor em Administração Tributária.
Haroldo da Silva
Formado em Direito pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas e é formado em Economia pela UNIB – Universidade Ibirapuera. É professor universitário. É doutor em Ciências Sociais, com ênfase em Ciências Políticas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná. Especializou-se em Direito Tributário pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Certificou-se na Califórnia, nos EUA, em Advanced Finance, na Universidade de Laverne.
Atualmente é membro do Conselho Regional de Economia de São Paulo, onde é responsável pelas Comissões de Registro e de Fiscalização e Economia em Debate.
Atua na área estudos de competitividade, envolvendo especialmente as questões do Custo Brasil e de Política Industrial. Tem grande experiência na formulação de estudos econômicos que dão base às políticas de fomento na economia real, especialmente na indústria.
Na área empresarial, atua como economista e advogado, reservados os aspetos legais de cada profissão. Participa de fóruns empresariais, na FIESP, CIESP e CNI. Foi autor de vários artigos científicos e painelista em diversos congressos. É palestrante.
Roberta Sayuri Kuruzu Marostica
Advogada, pós-graduada em direito empresarial, digital, ambiental e tributário e especialista em Relações Governamentais e em ESG (Sustentabilidade).
Atuou na área jurídica de uma das maiores empresas globais de vendas diretas (Avon), como especialista em modelos comerciais. Seu principal foco foi na proteção jurídica e ética dos negócios e da relação comercial entre empresa e empreendedores independentes.
Foi membro do Conselho de Ética da ABEVD- Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas antes de tornar-se Diretora Executiva da mesma Associação.
Foi membro do AAC – Advisory Association Council da WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations.
Também atuou na área de Relações Institucionais e de Sustentabilidade de uma das maiores empresas brasileiras do setor de limpeza (Ypê), sendo responsável pela identificação e integração dos critérios ESG e elaboração dos relatórios de impacto da empresa.
ANDRESSA FRÖHLICH BORELLI
Formada em Direito pela de Direito de São Bernardo do Campo.
Pós Graduação “Lato Sensu”: Especialização em Direito Empresarial, na Escola Paulista de Direito – EPD. Possui curso de Extensão Univesitária pela FVG em Gestão para Organizações do Terceiro Setor e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial.
Sólida experiência na constituição, organização, reorganização institucional e funcionamento jurídico e prático operacional de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, atuando a mais de 20 anos na área, com experiencia inclusive atuando mais que 10 anos como superintendente inclusive – Terceiro Setor.
Atuou por 12 anos como Superintende Geral de associação de classe médica, inclusive na organização de congressos e eventos para os associados. É membro da Comissão de Direito dos Animais da OAB/SP e presidente da Comissão de Direito dos Animais da Comissão de Direito dos Animais da OAB Vila Prudente.