Receita Federal regulamenta a Modalidade Aduaneira do seguro-garantia e da carta fiança bancária

SECEX prorroga prazo de consulta pública sobre avaliação de interesse público em medidas de defesa comercial

Por meio da Portaria RFB nº 315, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 17/04/2023, os requisitos do seguro-garantia e da carta de fiança bancária na Modalidade Aduaneira passaram a ser regulamentados pela Receita Federal.

Quando utilizados na Modalidade Aduaneira, o seguro-garantia e a carta de fiança bancária viabilizam, por exemplo, a concessão de regimes aduaneiros especiais, além de permitir a liberação de mercadorias que estejam retidas na pendência do cumprimento de exigências fiscais pelo importador.

Deste modo, a Portaria passa a definir as condições para a emissão das referidas garantias, tais como seus prazos de vigência, a base de cálculo para o valor a ser garantido, requisitos formais dos documentos e os índices que devem ser utilizados para atualização monetária.

Assim, recomendamos que as empresas que operam com comércio exterior não deixem de observar as regras específicas previstas na Portaria nº 315/2023.

A área de Comércio Internacional do Hondatar Advogados permanece à disposição para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem mais informações sobre o assunto.

Rita de Cássia Correard Teixeira

teixeira@hondatar.com.br

Felipe Rainato Silva

felipe.silva@hondatar.com.br